Para quem é a intimidade do Senhor?

1° Precisamos compreender que um relacionamento profundo com o Criador é resultante de entendermos quem Ele é, e nos aproximarmos com temor verdadeiro, nos oferecer a Ele como expressão de gratidão, de reconhecimento do Seu domínio, Seu poder e da obra que realizou em nosso favor, por isso Davi afirma: ” A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” (Salmos 25:14).

2° Mas como obter essa intimidade se está relacionado ao conhecimento do Criador e compreensão de quem Ele é? Isto, também, Davi responde para nós: “Faz-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.” (Salmos 25:4-5). O outro aspecto fundamental que nos conduz nesta jornada de conhecimento e intimidade está relacionado em quem ou no que confiamos, como Davi nos fala: ” Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus. Eles se encurvam e caem; nós, porém, nos levantamos e nos mantemos de pé. ”
(Salmos 20:7-8, ” O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” (Salmos 27:1).

3° Por isso, intimidade não é para alguns, mas para os que temem ao Senhor. Temer ao Senhor é reconhecermos a Sua soberania, o Seu domínio, e nos sujeitarmos ao Seu governo. Trata simplesmente de não querermos governar, direcionar e estabelecer o que achamos ser o melhor para nós, mas, de nos sujeitarmos em dependência, reconhecendo que Ele é o Senhor sobre todas as coisas, Ele sabe de todas as coisas e pode nos direcionar, como Davi frente às diversas situações de sua vida.

4° Intimidade não se trata de quanto somos religiosos e do quanto guardamos preceitos, mas, de quanto nos sujeitamos, nos submetemos, do quanto reconhecemos o Seu governo sobre nós. Sujeitar ao governo de Deus, é nos submetermos ao Seu plano de salvação, de reconciliação, é reconhecer em Jesus o Salvador, o Senhor, enviado pelo Pai para nos resgatar, nos libertar do poder das trevas.

5° Não poderá nunca haver em nossa vida a intimidade com Deus, se não houver a submissão a Jesus. Não poderá haver o conhecimento de Deus, se não houver a dependência, o reconhecimento que precisamos entregar a nossa vida em Suas mãos para que Ele nos conduza e tenhamos o salmo 23 como direcionador de tudo que passamos, como Davi relata: ” O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. ” (Sl 23:1-4).

Conclusão

Que aprendamos a ter um coração sincero, um coração simples, dependente, que nos sujeitemos a Deus, nos humilhemos em Sua presença, reconhecendo que Ele é quem cuida de nós. Quando assim conduzirmos a nossa vida, nos oferecendo como um sacrifício, como uma oferta para o realizar da Sua vontade, quando nos empenharmos em conhecê-la, quando meditarmos em Seus ensinamentos, então seremos, graciosamente, conduzidos à intimidade do Senhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui